quinta-feira, 23 de junho de 2011

QUERO SABER - O TROMPETE

Desta vez falaremos do Trompete. Instrumento de sopro da classe dos metais, é um dos mais antigos de sua categoria. Tambem é conhecido pelo nome de Piston ou Trombeta. 
Muitas pessoas costumam confundir esse instrumento com a Corneta, por causa da semelhança entre os sons. Porem o timbre do Trompete é mais suave e profissional. Mas ainda são da mesma familia.
Podemos encontrar algumas variações de trompete com timbres e intenções diferentes. 

Em primeiro temos o trompete tradicional. podendo ter sua afinação em Sib ou em Dó. Essa diferença é percebida na voz entre ambos. Seu som é extridente e se assemelha com o da corneta. Este tipo de Trompete é mais usado em Orquestras, Bandas Sinfonicas, Fanfarras, Bandas Musicais, dentre outros grupos. É o tipo de Trompete mais conhecido pelas pessoas.

Outro tipo é o Trompete Piccolo. Tem um formato parecido com o tradicional, porém é menor e seu som é mais agudo. Esse tipo de instrumento facilita o trompetista a alcançar notas mais altas (agudas) sem fazer tanto esforço. Ao contrario dos demais Trompetes, o Piccolo possui quatro valvulas (pistos) em sua digitação para a mudança de notas e é mais usado em musicas Eruditas.

Temos tambem o Trompete Triunfal, usado muito em casamentos e visto banstante em filmes medievais nas entradas de Reis.Seu cano é mais longo e seu som é identico ao som tradicional. Esse é um tipo especial usado, hoje em dia, apenas em ocasiões especificas.

Alem desses, temos o Trompete Flugelhorn. Este tem um corpo mais largo e um som mais macio e grave. Usado bastante em Jazz, Soul, Bandas Marciais e Sinfonicas. Seu corpo se parece com os demais, porem ainda com o estilo mais largo. Pode-se perceber que quando falamos de instrumento musical, quanto maior seu corpo, mais grossa e grave é sua voz. Por isso, pode-se perceber que o Piccolo, por ser menor, alcança notas agudissimas, enquanto o Flugelhorn, tem maior eficiencia nos graves. Mas ainda assim não abandona os agudos, obviamente.

Os procedimentos para se tocar esse intrumento são os mesmos para o Trombone assim como em todos os instrumentos de Metais, a diferença é que o Trompete não possui vara, como o Trombone e seu bocal é menor e mais estreito.

Para os interessados em virar trompetista, informamos que o valor medio entre esses intrumentos é de 
R$ 400,00 à R$ 3.000,00 podendo ainda chegar a preços mais altos ou mais baixos. Tudo variando de sua marca e qualidade.
Veja abaixo exemplos de cada um dos Trompetes citados e veja qual voce se simpatizou mais. Apos visualizar o post, vote na enquete do Blog no seu estilo de Trompete favorito.
Aguardamos a sua participação.

É pessoal, o Trompete é isso aí!!!

Trompete Tradicional



Trompete Piccolo








Trompete Triunfal




Trompete Flugelhorn




Um comentário:

Lopes disse...

Olá!

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

o bocal do flugelhorn é maior do que o trompete convencional?

a semelhança do som é a mesma ou o timbre é diferente?