O Saxofone (ou sax para os intimos, rsrs) pertence à classe dos intrumentos de sopro na categoria das madeiras. Para se produzir som o musico deve soprar por uma boquilha de plastico junto a uma palheta de madeira que, ao vibrar entre elas, produz o maravilhoso som que conhecemos. Alem disso, o intrumentista deve utilizar as diversas chaves e botões para mudar a direção da passagem de ar, alterando assim o tom da nota a ser ouvida.
O Sax chega a ser tão elegante que, entre ele, temos varios tipos.
Siga na sequencia dos videos abaixos para ouvir o som de cada um.
O Sax Barítono: Com o som mais grave e mais poderoso. Seu cilindro é maior para a vibração do ar ser mais forte, fazendo assim essa voz potente que ouvimos nesse video.
O Sax Tenor: Assim como o Barítono, o Tenor também possui um som grave mas não tanto. Seu cilindro já é um pouco menor e seu som um pouco mais suave e macio. Usado muito em Jazz e em trios de metais nas Bandas de palco. Veja.
Sax Alto: Esse ja possui o seu som mais agudo e com uma capacidade de executar melodias mais romanticas. Percebe-se que ele tem um tamanho menor ainda e uma voz mais alta.
Sax Soprano: Conhecido tambem como Sax Reto, seu formato lembra ao de um clarinete e seu som consegue ser mais agudo que do Sax Alto. E é um instrumento muito usado em casamentos.
Esses são os tipos principais de Saxofones que conhecemos por aí. Ainda há o Sax Baixo e o Sopranino. O primeiro é extra grave e o segundo extra agudo.
Para os interessados em virar saxofonistas, ou que ja tocam mas não possuem instrumento, informamos que o preço de um novo na loja varia entre R$ 2.000,00 e pode alcançar o valor de até R$ 15.000,00. Tudo varia da marca, qualidade e modelo. O preço até que é alto, mas bem que vale a pena.
OBS: Parabéns aos saxofonistas que estão nos videos postados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário